quarta-feira, 10 de março de 2010

Reflexões sobre o mundo acadêmico

Comecei o 3° semestre, sou um veterano agora, e acho que cabem algumas reflexões nesse ano de aulas, estudo, provas etc... Cheguei a algumas dessas conversando com colegas meus e com os bixos.

Esse artigo está mais centrado na Engenharia, mas várias das sugestões aqui valem para outros cursos.

- Primeiramente: ESTUDAR NÃO É TUDO. Não adianta, não tem como tirar esse preconceito da cabeça de muitos. A educação formal não é tão relevante para o mercado quanto era há 30 anos atrás, quando um diploma era garantia total de um bom emprego, até porque TODOS os que se formam terão o conhecimento (ao menos é o que se espera).

Nenhum empregador vai querer ver teu histórico escolar e dizer NOSSA, tenho que contratar essa pessoa, ela tirou 10 em todas as matérias nos 3 últimos semestres!. Vai pesar muito mais aquele projeto que você fez com seus amigos, aquele que te ensinou a ir além do que o professor ensinava na aula, que te obrigou a correr atrás e aprender noções de administração, trabalho em equipe, gerenciamento de projetos etc...

-- Responsabilidade, profissionalismo, ética. Atitudes que não se aprendem em sala de aula, mas que somente são desenvolvidas quando cultivadas de forma sistemática. A começar pela universidade. O que podemos esperar de um aluno que cola em provas, inventa desculpas para faltar a compromissos, copia trabalhos, entre outros? Muito pouco.

- Querer mostrar conhecimento, ser pedante, também não levará a lugar nenhum. Tenho professores que dão aula há mais de 25 anos, e não vão ser eles a serem enganados por alguém que fala difícil para impressionar. No máximo irá trazer um monte de amizades falsas, daquelas que só se juntam para fazer trabalhos.

Da mesma forma, pessoas que resumem o seu conhecimento a recitar livros de cabeça terão sérias dificuldades em um ambiente no qual o "core dump" mental é inaceitável.

- JAMAIS se engane com o primeiro semestre: normalmente ele é bastante fácil, mesmo as disciplinas críticas (Cálculo e Física, normalmente) estão em um nível bastante acessível ao aluno interessado (eu mesmo raramente estudei Cálculo A e tirei 7,5 na média). Entretanto, nos outros semestres a dificuldade crescerá de forma exponencial.

Da mesma forma, procurar iniciação científica nos semestres iniciais é uma péssima ideia. Você não tem nenhum conhecimento específico e, em um laboratório, será um peixe fora d'água, servindo como um auxiliar de serviços gerais. Eu recomendo esperar até o 3° semestre, no qual você já saberá o que quer para seu futuro profissional e terá condições de se aprofundar em um assunto (já saberá Cálculo e Física, por exemplo), e terá de 3 a 4 anos para produzir.

(Inclusive, muitos professores, rejeitam alunos do básico para iniciação, exceto quando o aluno já tem experiência na área - por exemplo, cursos técnicos)

- NÃO SE RESTRINJA à simplesmente estudar aquilo que foi visto em sala de aula. Procure assuntos relacionados, na área em que você quer seguir. Isso dá um excelente boost para os estudos, ao menos para quem entende melhor através de exemplos e aplicações. Aprenda a usar softwares específicos da sua área (principalmente para as engenharias), leia artigos científicos (as universidades federais têm acesso ao Portal de Periódicos, seu melhor amigo nessas horas) e livros em outros idiomas (afinal, você não quer esperar anos por uma tradução para o português), entre outros.

- Qualquer curso VAI exigir sacrifícios. Inclusive a tão temida ausência de vida social. Agora, pondere o que é melhor para você (aproximadamente o que o meu professor de Física I disse): ficar eternamente na faculdade bebendo cachaça e indo em botecos ou sacrificar agora, constituir uma carreira e poder ir em lugares melhores? Isso não contradiz o primeiro item dessa lista, estudar continua não sendo tudo, mas mais cedo ou mais tarde você precisará transformar o sábado à noite em um dia útil para fazer seu TCC ou escrever um artigo.

- Reprovar em uma ou duas disciplinas invariavelmente irá acontecer para muitos, devido à carga horária. O que se deve evitar é perder o semestre reprovando em mais da metade das disciplinas, e um mau desempenho naquelas que são dependências das outras (por exemplo, o aluno que reprova em Física I não pode cursar Física II e, portanto, já vai ficando para trás)

Essas foram as conclusões que eu tirei no meu primeiro ano no ensino superior. Provavelmente, com o tempo, de cada pessoa virão outras.

O tempo que você passa na universidade pode ser os melhores 3/4/5/6 anos da sua vida, ou os piores. Para quem tratá-la simplesmente como um local de estudo, provavelmente irá achar um saco. Mas para quem transformá-la em um local de APRENDIZAGEM (nas mais diversas formas), ela provavelmente será muito mais agradável,