sexta-feira, 4 de junho de 2010

Mau-professor HOWTO

Algumas conclusões que eu cheguei em 2 semestres e mais um pouco na faculdade, após todos os tipos de maus e ruins professores que eu tive:

  • Use recursos multimídia nas suas aulas, mesmo não os sabendo usar. PowerPoint é uma excelente mídia para passar 50 slides enquanto lê integralmente o texto deles.

    Hora dessas ainda quero encaminhar, anonimamente, este artigo do Efetividade.net para alguns deles.

    Pior ainda: use lâminas. Sim, aquele velho e bom material usado na máquina do sono, digo, projetor. E se limite, também, a ler aquilo que nelas está escrito. Nem mais, nem menos.

  • Não mude as aulas; repita o mesmo material e o mesmo assunto todo semestre. Os únicos que saem beneficiados com isso são os alunos que já reprovaram na disciplina.

  • Atole seus alunos com listas de exercícios e trabalhos para serem entregues em um infinitesimal de tempo. Quem se importa com aqueles que precisam trabalhar, que realizam projetos de pesquisa etc...? Todo mundo adora uma boa lista de 100 exercícios para ser entregue em 5 dias, regada a muito café e Coca-Cola. Dormir é para os fracos.

  • Seja sarcástico com os alunos. Mesmo que isso te leve para o lado da má-educação, de fazer um aluno se sentir ofendido com a brincadeirinha sem graça que você fez. Mesmo que você não tenha absolutamente nenhum talento para a ironia, finja que você é um mestre do humor. Invente novas maneiras de chamar seus alunos de burros indiretamente.

  • Dê provas absurdamente difíceis para serem feitas em um intervalo de tempo minúsculo. Não seja exigente; seja pedante, a ponto de considerar uma questão inteira errada por causa de uma vírgula incorretamente colocada ou uma palavra inadequada em uma questão dissertativa.

    Quem precisa de criatividade quando podemos ter alunos robóticos, que decoram exercícios e capítulos inteiros de livros de forma a contentar o pedantismo insaciável do professor?

  • Dê aulas sobre um assunto que você não domina e não gosta. Ou melhor, dê "aulas". Peça para seus alunos lerem a apostila, aplique um trabalho que você não corrigirá (pois não entende sobre o assunto) e uma prova copiada de outro professor.

  • Não prepare aulas. Apenas siga o que o livro que você adotou diz, e não saiba responder perguntas. Fique apenas em um eterno loop de "eu acho que é isso / não, não é / agora está certo / não, não está".

  • Não saiba o que é entonação de voz. Passe a aula toda no mesmo tom monótono e sonolento.

  • Prejudique a turma toda por causa de um aluno do qual você não gosta. Todos os outros ficarão extremamente agradecidos.

  • Humilhe os alunos que têm dificuldades com a disciplina, faça comentários mal-educados sobre eles para que toda a sala possa ouvir. Seja arrogante com eles, afinal você é o chefe da turma e ela é submissa às notas que você dá no fim do semestre.

  • Seja incompreensível. Fale rápido, rabisque freneticamente no quadro, tudo aquilo que mostra a falta de organização do seu raciocínio (e a falta da preparação de uma aula).

Se você seguir esses passos, todos os alunos ficarão satisfeitos no final do semestre. Isto é, aqueles que não desistiram da cadeira ou que não reprovaram.

E, infelizmente, nossas universidades (e as de todo o mundo) estão cheias de professores assim. Não espero um professor perfeito, justamente devido aos diversos tipos de aprendizagem existentes e ao fato de não ser possível agradar todos os alunos. Mas gostaria muito de ver professores que lembrassem que, um dia, eles foram alunos e não copiem as características daqueles professores que eles odiavam. E que, principalmente, saibam se posicionar como se eles estivessem sentados naquelas classes, assistindo a aula que eles dão.