quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Como não oferecer uma vaga de emprego

Com o meu recente desemprego, começou a peregrinação por uma vaga de emprego. A internet está cheia de materiais sobre o que não colocar no currículo, sobre como se comportar numa entrevista e afins, então vamos ao outro lado da moeda: como não oferecer uma vaga de emprego, mas do ponto de vista de quem procura por uma oportunidade.

Não vou nem entrar naquilo que beira o ridículo (como essa vaga, que vi no Twitter) ou que caracteriza preconceito (como esta outra). Não vou nem entrar nos salários esdrúxulos oferecidos por algumas empresas por aí - ironicamente, as mesmas que comemoram lucro após lucro.

Primeiro erro: diga que você quer simplesmente um engenheiro, um desenvolvedor, ou qualquer outro profissional. Não deixe claras as atribuições e responsabilidades que esse profissional terá. Não deixe claros os requisitos da vaga. Você sabe que ele irá trabalhar com alguma coisa.

Após: tenha um textão - quanto mais prolixo melhor - cheio de informações genéricas ou óbvias. Se eu tivesse um real para cada vaga onde vi o candidato deverá ser capaz de trabalhar em equipe, o candidato deverá ser disciplinado e responsável e outros óbvios ululantes (qual empresa quer um funcionário sem disciplina, mesmo?), eu não precisaria de um emprego.

Para cargos técnicos, não mencione quais as tecnologias empregadas pela empresa. Não fale nada sobre processos e metodologias que a empresa adota, sobre certificações, nem fale sobre como você fornece possibilidades de qualificação para os seus colaboradores.

Tenha um site mal-feito, no qual as informações estejam perdidas. De preferência, esse site deverá ter vindo direto do século passado - ainda que você seja uma empresa de tecnologia. Afinal, procurar emprego deve ser uma atividade ingrata, quase uma punição. E não dê nenhum retorno, nem um muito obrigado, recebemos seu currículo.

Por fim, não aceite fazer uma entrevista remota. Ainda não existe Skype, e você terá que gastar horas e horas de telefone conversando com um possível candidato que esteja longe da sede de vocês. Esqueça que nem todo mundo tem disponibilidade de viajar para uma entrevista.

Tudo isso irá garantir que os possíveis candidatos se desinteressem ou encontrem dificuldade para se candidatarem - mas tudo bem, talvez seja isso que os recrutadores queiram: nesse processo, potenciais colaboradores terão demonstrado sua resiliência e sua capacidade de persistir na resolução de um problema.