Obs: NÃO TENHO MAIS ESSE HD! NÃO TENHO COMO RESPONDER PERGUNTAS SOBRE ELE!
Comprei recentemente um HD externo Hitachi XL1000, de 1TB, para suprir minha necessidade por armazenamento e backup. Ele não é exatamente portátil (até onde eu sei não existe HD de 1TB 2.5", e ele efetivamente é um HD de desktop em uma case), tem a espessura de um livro mais grosso e precisa de fonte de alimentação externa (não é alimentado pela USB).
Meu primeiro passo foi formatá-lo em outro sistema de arquivos. Escolhi o NTFS mesmo, devido à compatibilidade com ambos Windows e Linux. Mas testei ele brevemente com ReiserFS, criando e deletando arquivos, e não houve problema algum.
O desempenho dele é bom: não espero rodar uma máquina virtual a partir dele, mas testei com vídeos e eles rodaram bem. Uma possibilidade bem interessante, mas que não explorei por ela ser desnecessária para mim, é a de instalar um Linux em uma partição nele, encher o resto com drivers/utilitários/imagens de disco e e usar ele como um "HD de restauração" para o técnico/profissional de TI que precisa consertar computadores no seu dia-a-dia.
Uma sacada inteligente PRA CARAMBA dele é permitir que o usuário escolha qual o tipo de tomada que o adaptador usa. Realmente, MUITO bem pensado, especialmente para quem viaja para o exterior.
Outra coisa inteligente é o fato dele entrar em stand-by automaticamente quando o computador é desligado, ou seja, pode-se deixá-lo ligado sempre na tomada.
Os problemas dele:
- O LED de acesso faz com que o logotipo da Hitachi piscando, e isso se torna irritante após um tempo.
- Conectores são bastante frágeis e não inspiram confiança para conexão-desconexão repetitivos.
- Um pouco barulhento, mas isso não chega a afetar seu uso no dia-a-dia.
- O "startup" dele é lento, demora uns 15 segundos até estar disponível.
E infelizmente, se eu quiser acessar o HD em ambos Linux e Windows, eu precisarei formatá-lo no NTFS (não considero FAT32), e o ntfs-3g (aliás, primeira vez que uso ele: quando ele surgiu, eu já não fazia dual-boot e tampouco precisava de NTFS), mas isso não é culpa do dispositivo.
Só o tempo dirá se ele é um dispositivo robusto, mas no momento estou bastante satisfeito: consigo fazer backup dos meus arquivos do notebook (uns 160GB) e ainda sobra uma boa quantidade de espaço.
how much? $$
ResponderExcluirEle tem S.M.A.R.T.? Qual é a saída 'verbosa' do comando hdparm?
ResponderExcluirSó para comparar com a porcaria do SimpleSave que eu comprei ano passado e já subiu no telhado (Western Digital).
Guilherme: US$ 139, mas não foi comprado no Brasil, foi comprado no Uruguai.
ResponderExcluirBremm: Tem SMART. Mas o hdparm falha
renan@sanctuary ~ (hg)-[default] % sudo hdparm -i /dev/sdb
/dev/sdb:
HDIO_GET_IDENTITY failed: Invalid argument
Como faço para formatar em NTFS?
ResponderExcluirNão sou muito ligado na área de computação e pretendo formatar meu windows vista e colocar o ubuntu, pois ele vem travando muito nos últimos dias e preciso concluir minha monografia o quanto antes.
Só que o HD externo de início não é compatível com linux, então como eu formato ele do jeito que vc fez, Renan?
Abraços.
Só
Eaí, como está o dispositivo? já faz mais de seis meses, algo a mais para relatar?
ResponderExcluirQuase 7 meses, eai como anda o HD, vi esse HD no Kabum a 170,00 a vista, to interessado em pegar ele
ResponderExcluirEstá funcionando bem, não tive nenhum problema.
ResponderExcluirRenan, sabe se o HD interno é SATA e se é possível retirá-lo do case e espetá-lo a placa mãe do desktop?
ResponderExcluirSim é possível!
ExcluirNão sei afirmar. Mas acredito que ele seja SATA pelo número do modelo do disco [HDS721010CLA332] e portanto seja possível fazer isso.
ResponderExcluirOlá! Eu comprei um HD externo igual a esse, porém durante uma mudança de cidade, eu perdi o adaptador de energia dele. Vc poderia mandar as especificações técnicas ou fotos desse adaptador? Desde já agradeço, Luciano.
ResponderExcluira todos
ResponderExcluirhoje
exatamente a um (01) ano atras comprei este hd,como hoje venceu a garantia da loja ele pifou 1tb de jogos de x-box 360 perdidos
O mesmo comigo, ele não é mais reconhecido
Excluir