No dia 16 foi lançada a versão 2.7.0 do GIMP, versão de desenvolvimento, já com diversos recursos interessantes.
Provavelmente um dos recursos que mais irá ser importante é o suporte a tags nos pincéis/gradientes/texturas etc.... Recursos práticos para quem tem uma grande coleção desses materiais, mas era vítima da dificuldade em organizá-los.
Outra mudança que - infelizmente - irá irritar alguns usuários mais antigos (como eu), mas faz sentido para os novos, é a separação das funções 'Save' e 'Export': a primeira apenas salva no formato do GIMP, já a segunda permite salvar nos outros formatos, como JPEG e PNG.
Também é possível editar texto diretamente na imagem, sem aquela velha e - para alguns - desagradável janelinha flutuante.
No núcleo, vários algoritmos foram modificados, possibilitando - no futuro - recursos como camadas vetoriais, operações avançadas com pincéis (interessantes para quem usa tablet) e interfaces com a biblioteca gráfica GEGL - com a qual, espera-se, adicionar outras tão desejadas funções como suporte a imagens com mais de 8 bits por canal e camadas de ajuste (adjustment layers).
Um dos objetivos da versão 2.7 é que não sejam mais feitas mudanças em tal biblioteca gráfica, de forma a permitir que o desenvolvimento se concentre no GIMP em si.
Trata-se de uma versão de desenvolvimento, portanto não recomendo seu uso em produção, embora na minha máquina não tenha havido nenhum crash.
Para mais informações, leia o Changelog. Criei 3 PKGBUILDs para uso no Arch Linux, coloque-as em /var/abs/extra/{nome do pacote} e execute o makepkg.
http://codepad.org/6Avhu1Tg - babl-0.1.0
http://codepad.org/YnmvPwGu - gegl-0.1.0
http://codepad.org/75Hhn64T - gimp-2.7.0
Argh, Save e Export separados...
ResponderExcluirO Save realmente só salva no formato xcf? E como fica se você abre uma figura (png, etc) e faz ctrl+s? ele cria um arquivo novo do gimp? não faz sentido
Cara, muito bom. Mas tive um problema com o PKGBUILD do gimp. Veja:a
ResponderExcluirrevberaldo ~/gimp $ makepkg -sci
==> ERRO: Rotina de instalação (gimp.install) não existe.
Colocou a PKGBUILD em /var/abs/extra/gimp depois de atualizar a árvore do abs (executando o comando 'abs')?
ResponderExcluirComo os arquivos continuam iguais, usei aqueles mesmos.
Tentei compilar descompactando em ~/gimp. Não imaginei que fosse imperativo colocar em /var/abs/extra/gimp.
ResponderExcluirDe qualquer forma, os outros dois PKGBUILDs me foram muito úteis, pois depois baixei o código fonte do gimp e compilei facilmente, depois.
Muito obrigado! :)