quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

openSUSE 11.3 em um Acer Aspire 5532 - experiência

Obs. As distros atuais reconhecem tudo perfeitamente e o 'fglrx' não mais é necessário a menos que você jogue no Linux.

Obs. Current distros recognize everything perfectly and 'fglrx' is not anymore needed unless you're going to play games on Linux.

Precisei instalar um Linux num Acer Aspire 5532 (Athlon 64 TK-42, 3GB RAM, 320GB de HD, vídeo ATI HD3200), e escolhi o openSUSE 11.3, principalmente pelo YaST e por ele ser baseado em RPM. Prefiro o Arch, mas não estou com tempo livre para instalar o Arch em outra máquina e configurá-lo.

Instalação OK: fiz dual-boot com o Windows 7 Home Basic 64-bits que veio pré-instalado na máquina. O sistema funcionou perfeitamente. Todo o hardware foi detectado e funcionou out-of-the-box. Exceto o vídeo 3D, que com o driver 'radeon' apresentou alguns glitches. 

Preferi instalar o driver da ATI (fglrx) para conseguir um melhor desempenho de vídeo e ter gerenciamento de energia, mas infelizmente ele quebra hibernação, suspend to RAM e até mesmo a troca do X para o console (EDIT: para resolver tais problemas é necessário colocar 'vga=0' na linha de comando do kernel, desativando o KMS "intruso" do driver radeon). É uma pena, mas isso é compensado pelo fato desempenho do vídeo ser EXCELENTE para um notebook de baixo custo - R$ 1400, ownando o meu Acer 7720 de R$ 2500.

Instalei os diversos programas que preciso para o meu trabalho (GIMP, Inkscape, LaTeX, alguns programas no Wine, VirtualBox, ferramentas de desenvolvimento etc...) e outros que uso no dia-a-dia (emesene, Skype, Dropbox, jogos e emuladores, etc...), e todos funcionaram muito bem. O sistema tem uma inicialização em um tempo razoável - 40 segundos do GRUB ao desktop.

Problemas (o único que eu encontrei):

- Gravação de áudio tem problemas: ela interrompe após alguns segundos e tem delays chatos. Não sei se são relativos ao PulseAudio ou ao hardware, embora ele use o mesmo módulo (snd_hda_intel) que o meu Acer 7720 - no qual a gravação funciona perfeitamente.

Conclusão:

Como todos os Acer que eu conheço, é uma máquina onde o Linux funciona muito bem, sem precisar catar drivers, e se o usuário não for usar 3D pesadamente, não precisa instalar drivers binários. Para um Athlon 64 X2, um processador não tão potente (comparável a um Pentium dual-core), o desempenho é excelente - sem dúvida melhor do que aquele obtido no Windows 7 que veio com a máquina, o qual veio inchado com as porcarias da Acer (uma tonelada de jogos demo, programas de utilidade questionável, etc...).

Um comentário:

Não são lidos e não me responsabilizo pelo conteúdo deles.