domingo, 20 de fevereiro de 2011

A maldição das impressoras



"Além dos cartuchos custarem mais caro que as impressoras, o que é mais irritante é quando a sua impressora deixa de funcionar a menos que todas as cores estejam disponíveis.

ERRO: Impossível imprimir 'AlgumDocumentoEmPretoEBranco.doc' pois a impressora está sem tinta ciano."

Hoje eu queria imprimir uma coisinha com a minha multifuncional. Coisinha simples, uma única página preto-e-branco. Porém, estou sem cartucho colorido (ele queimou depois de várias recargas), o que não deveria me afetar, obviamente.

Exceto que... ela simplesmente se recusa a operar sem cartucho colorido. Mesmo para um documento em preto-e-branco, preciso de um cartucho de R$ 50 e que não dura nada, visto que tem apenas 5 ml - isso nos dá incríveis R$ 10 mil por litro. Nem o petróleo é tão caro assim. Nada justifica que a tinta seja tão cara assim - se ela contivesse sangue de uma espécie rara de unicórnios encontrados apenas em uma pequena ilha no Atlântico Norte, quem sabe. Não é nenhum vinho sofisticadíssimo, é apenas uma mistura de derivados de petróleo!

Obviamente, isso se deve a uma estratégia análoga à venda a droga por um preço baixo e crie viciados. O objeto do "vício" é o cartucho de tinta; a impressora é vendida por um preço muito baixo, no conceito de loss leader: vende-se um produto pelo preço abaixo do mercado, e o lucro será obtido vendendo acessórios/suprimentos/planos para ele.

E muitas vezes, tenho a impressão (sem trocadilhos) que impressoras são os únicos eletrônicos que não evoluíram tanto quanto o ecossistema computacional ao seu redor. Aliás, tenho muitas vezes a impressão que elas regrediram.

Uma impressora de 10 anos atrás faz o mesmo trabalho que uma atual, mas não tem tantos badulaques, não precisa de um driver gigante [1], tem botões que me permitem pausar/cancelar uma impressão - ao contrário das atuais, onde tudo é por software, e me permite recarregar os cartuchos sem precisar de 'reset' ou afins para burlar os sistemas "anti-recarga" neles embutido.

Outra coisa que nunca me interessou é a impressão de fotos, sinceramente nunca vi motivação para fazer isso em casa: uma das coisas que mais gosto na fotografia digital é justamente não imprimir, e se eu quiser fazer isso, é muito melhor colocar as fotos em um CD ou pen-drive e levar a um laboratório fotográfico, onde posso imprimí-las por um preço razoável e com qualidade melhor.

Acabo fazendo a maioria das minhas impressões no xerox da universidade onde estudo. Pode ser mais caro, mas a qualidade é muito melhor, posso encadernar ali mesmo por uma pequena quantia a mais, e a longo prazo, a relação custo/benefício acaba compensando.

Tenho pouca utilidade para uma impressora ou multifuncional em casa, e portanto gostaria de alguma coisa simples, voltada àqueles que imprimem textos e ocasionalmente imagens, e que escaneiam uma figura ou foto de vez em quando. Nada de impressoras com sistemas operacionais completo em telas touch-screen, recursos para imprimir fotos em alta qualidade, scanners de alta definição, leitores de cartões para trocentos formatos e milhões de configurações: algo que apenas imprima, escaneie e copie.

Recomendo a leitura do excelente "Why I Believe Printers Were Sent From Hell To Make Us Miserable", de onde tirei a imagem que ilustra este post, para entender os principais problemas com as impressoras. Enquanto isso, vou me estressando com a impressora.

[1] A minha primeira impressora, há 10 anos atrás, vinha com um CD com todos os drivers necessários para os sistemas operacionais em uso à época, e estes mal ocupavam 100MB na mídia. Apenas despachei ela devido ao fato dela usar a porta paralela e não ter drivers para os Windows após o XP.

A minha impressora atual veio com dois CDs: um para Windows e outro para Mac. O driver ocupa uns 500MB na instalação mínima com todos os utilitários, e se eu quiser instalar apenas o driver? Boa sorte. Felizmente a HP é razoavelmente inteligente e os drivers para Linux são muito bons.

5 comentários:

  1. A HP PSC 1315 não tem esse problema. Inclusive ela imprime colorido mesmo que falte tinta. Ela tem duas opções: preto e cartucho colorido ou cartucho colorido e cartucho para fotografia (com outras cores).

    Imprimir fotos em papel fotográfico com a primeira combinação fica bom em caso de emergência. O único senão desta impressora é o preço da tinta.

    ResponderExcluir
  2. " A HP PSC 1315 não tem esse problema. Inclusive ela imprime colorido mesmo que falte tinta. Ela tem duas opções: preto e cartucho colorido ou cartucho colorido e cartucho para fotografia (com outras cores)."

    Sorte a sua. XD

    "Imprimir fotos em papel fotográfico com a primeira combinação fica bom em caso de emergência."

    Eu sei, já testei com a minha assim que comprei. Mas desisti da ideia justamente pelo preço da tinta.

    ResponderExcluir
  3. A minha impressora também é das burras (acho que o burro sou eu). Menos mal que eu pago R$8 pelo cartucho ameriprint na digimer. O litro fica em R$470.

    ResponderExcluir
  4. HP PSC 1315? Boa? Chamar de escória das impressoras, lixo ou precária é elogio.

    Tenho uma dessas a 4 anos.Sempre tive problemas, suporte da HP cansou de ir lá em casa. Atualmente, nem mais para scanner, por o motor quebrou. Tirando o fato que é lenta e a tinta custa mais de 80 reais o 10ml.

    Minha dica é a seguinte: Converse com o dono de uma gráfica, e peça para enviar tudo que precisar ser impresso e encadernado por email. Depois, quando puder, passe lá, pegue e pague tudo. Isso tem me ajudado bastante. Me diga: Onde eu pagaria R$8 para imprimir o Linux from Scratch e encaderná-lo?

    Excelente post, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Tulio, normalmente eu imprimo coisas maiores no xerox na universidade, é R$ 0,10/folha, e encadernação é mais uns R$ 5, acaba valendo mais a pena do que imprimir em casa

    ResponderExcluir

Não são lidos e não me responsabilizo pelo conteúdo deles.