sábado, 28 de setembro de 2013

Revisitando velharias: Duke Nukem 3D no Linux nativamente

Esses dias eu fui tomado pela nostalgia de jogar Duke Nukem 3D, um dos primeiros jogos que eu joguei em um PC.

Por sinal, esse foi um dos jogos que alimentou a discussão de "jogos deixam as pessoas violentas?" no Brasil: provavelmente vocês lembram do Atirador do Cinema.

Não chegamos a um consenso até hoje, e provavelmente nunca chegaremos, mas tudo bem, não é o ponto deste post. Apenas recomendo que não saiam atirando aleatoriamente por aí.

No DOSBox ficou lento (não sei por que - nunca me acertei com o DOSBox), então resolvi jogar nativamente no Linux. E de quebra, eu já teria como usar resoluções mais altas.

Quem vai fazer a mágica para nós é a EDuke32, uma port da engine do Duke Nukem para Linux. Foi testado no Linux Mint 15, mas provavelmente funciona nas outras distribuições, em último caso vai ser necessário compilar. E funciona em Windows/Mac também.

Primeiro, você obviamente vai precisar do jogo. Não vou colocar links de download aqui mas se acha facilmente no Google.

Após, instale a EDuke32. No Mint/Ubuntu, coloque no /etc/apt/sources.list:

deb http://apt.duke4.net quantal main
deb-src http://apt.duke4.net quantal main

e adicione a chave pública do repositório deles:

wget -q http://apt.duke4.net/key/eduke32.gpg -O- | sudo apt-key add -

Para outros sistemas siga as instruções do site.

Então, instale o pacote eduke32. Para verificar se o programa instalou, execute ele. Não vai adiantar nada: você não tem o jogo instalado, então feche: ele já criou os diretórios adequados.

Agora, copie o arquivo duke3d.grp do jogo para o diretório .eduke32 na home. Execute-o novamente, e na aba Game escolha a opção adequada.

Agora... clique em Start e let's rock com o mesmo jogo que você jogou várias vezes no seu computassauro há uns anos atrás.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não são lidos e não me responsabilizo pelo conteúdo deles.