sábado, 13 de junho de 2009

Bom-senso on-line: é de graça e faz bem

De novo, acho que estou atrasado, como os leitores do blog já sabem. Simplesmente não entendo como alguém pode gostar de se expor e pagar tanto ridículo na internet. Tirar fotos em posições vulgares ou em trajes inadequados, perfis de mau-gosto, descrições que beiram o ininteligível, etc... Coisas que, normalmente, ninguém faria em público (exceto, talvez, sob efeito de drogas) são fichinhas na internet.

Basta dar uma navegada no buraco chamado orkut, o lugar de encontro de toda a geração inclusa digitalmente, para vermos coisas como essas tentativas infelizes de parecer sexy:

























































Ou nessa moderna, belíssima tatuagem cheia de significado:















Ou, para alegrar o já passado dia dos Namorados, essa belíssima e poética declaração de amor:



Seja qual foto for, ou em qual mídia digital for, o que aconteceu com o bom-senso dessa geração inclusa digitalmente? Aparentemente foi esquecido, afinal a internet é um excelente lugar no qual a anonimidade de todos está garantida, ao menos para eles.

Mas o pior não são essas fotos, é o fato de que muitas pessoas sentem atração por essas bizarrices. Basta olhar nos comentários das fotos dessas mulheres que tentam parecer sexies (mesmo que para tal propósito tenham de ser completamente vulgares) para ver cantadas diversas. Como nesse: (AVISO: IMAGENS FORTES)













E aquele velho ditado: "o orifício anal da pessoa em estado de intoxicação etílica não está sujeito às leis de propriedade privada (ou .. de bêbado não tem dono)" pode ser renomeado para direito de imagem de bêbado não tem dono, depois dessa:















Ironicamente, é bem provável que essas pessoas irão depois reclamar que sua imagem foi usada indevidamente na internet e irão demonizar o orkut (o que, convenhamos, não seria tão ruim se reduzisse a concentração de babacas on-line) e a internet como um todo.

Então, por favor, sei que eu estou lutando contra tudo e todos, mas será possível que essa geração conseguirá ligar aquele pedacinho do cérebro responsável pelo parar-e-pensar realmente quero que as pessoas me vejam como uma bunda ambulante? antes de ligar o computador?

É só isso que eu peço: uma pequena quantidade de bom-senso na internet. Algo tão simples, mas que muitas pessoas jogaram fora, afinal a internet é o lugar para ser cool.

Um comentário:

  1. Infelizmente quando se fala em "inclusão digital", é otimista ao extremo pensar que tais pessoas estão "inclusas digitalmente". Na verdade, elas não estão.

    Ter um computador pessoal em casa não torna ninguém membro de uma "sociedade digital" e também não significa que aqueles que moram na residência serão capacitados para utilizar o dispositivo, que terão bom senso...

    Há então uma questão de cultura, que é deixada de lado quando se pensa na evolução econômica do país e na facilidade de obtenção de tecnologia, afinal, de nada adianta a tecnologia quando a sociedade não caminha em sincronia.

    ResponderExcluir

Não são lidos e não me responsabilizo pelo conteúdo deles.