Esse ano, tive que submeter (argh! odeio essa palavra! qual o problema com enviar?) um artigo para a Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM. Resolvi - como sempre faço - submetê-lo uns dias antes do prazo final, justamente para evitar o aborrecimento de sistema indisponível que ocorreria mais para o fim do prazo. Aliás, sempre sou um dos primeiros a enviar artigos, assim que abre o prazo eu envio, e conforme vou evoluindo o artigo, reenvio.
Dito e feito: o sistema passou o domingo todo (31/07), último dia para a submissão, apresentando lentidão e dando erro (timeout, Bad Request etc...) para tarefas tão simples quanto alterar uma palavra no texto ou alterar um dado na inscrição.
Os alunos da UFSM já estão acostumados com a lentidão no Portal do Aluno na época de matrículas - sendo o sistema da JAI hospedado nos mesmos servidores (o endereço IP é o mesmo), já era algo a ser esperado. Porém, o que me surpreende é que a universidade até hoje não tomou atitudes para mitigar um problema que ocorre sistematicamente a cada semestre.
A inscrição da JAI, por exemplo, poderia ter sido colocada na nuvem ou em um hosting dedicado, que com certeza tem mais infra-estrutura que a universidade para essas situações incomuns. Evitaria todos os aborrecimentos que aconteceram até agora; e é algo tão simples, que qualquer congresso ou evento sério faz.
Essa opção se torna ainda mais relevante considerando-se que as conexões da UFSM com a internet já estão saturadas (qualquer pessoa que tenha usado em horário de pico lá sabe) devido ao grande número de usuários.
No geral, fica a mensagem: você está organizando um evento sério, para o qual você espera um grande número de acessos e inscrições? Então tenha infra-estrutura séria, para um grande número de pessoas acessando concorrentemente. E se o seu evento teve problemas com isso, aprenda a lição: melhor superdimensionar e preparar para a pior situação do que subdimensionar e ficar sendo otimista o tempo todo.
Não ficou claro? Troque 'um evento' por 'uma empresa' ou 'uma loja virtual' no parágrafo acima. Acredito que agora eu tenha me feito entender. Você se tornaria cliente de uma empresa ou loja cujo site toda hora dá erro e que não aguenta a demanda? Eu não.
Ah, mas fulano deixou para enviar o artigo na última hora. Embora seja válido e razoável o o argumento, e haja uma certa irresponsabilidade em deixar isso para o fim do prazo, ele não isenta dos desenvolvedores e administradores do site a obrigação de garantir que seu serviço funcionará de forma aceitável.
Agora, espero que eles leiam os logs (e as mensagens que o sistema diz ter enviado para os administradores) e tomem uma atitude para o próximo ano.
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