segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Keep calm and ask on Stack Exchange


Descobri a rede Stack Exchange quando estava com uma dúvida em um programa no qual estava trabalhando e, quando o Google não adiantou, lembrei do Stack Overflow (o primeiro site dessa rede). Embora não participe do Stack Overflow ativamente, uso outros sites da rede; e muitas vezes eles são mais convenientes do que o Google para achar respostas de alta qualidade.

Algumas coisas de que gosto nela:


  • A principal: ela NÃO é um fórum ou uma rede social (e quem tentar usá-la dessa forma vai quebrar a cara rapidinho), mas sim um espaço para Q&A de alta qualidade. Perguntas subjetivas, que podem gerar flames ou mimimi, trollagens etc... não duram muito tempo antes de serem rejeitadas pela comunidade (que pode votar em perguntas/respostas de alta ou baixa qualidade), fechadas ou sumariamente deletadas. Não é um Yahoo! Respostas e suas pérolas.

    Na própria descrição da rede:

    We welcome questions that are clear and specific, representing real problems that you face; Stack Exchange is not the place for conversation, opinions, or socializing.
    (Somos abertos a perguntas claras e específicas, representando problemas reais que você venha a encontrar. Stack Exchange não é o local para conversas, opiniões ou fazer amigos.)

    A atividade social mais próxima disso são as salas de "bate-papo". Não, não é em nada parecido com os velhos e bons (???) bate-papos do UOL/Terra/etc...: servem, por exemplo, para que um usuário possa pedir esclarecimentos acerca de uma pergunta.


  • Usuários recebem pontuação por boas perguntas/respostas e podem ser premiados com badges por feitos (por exemplo, uma pergunta com mais de mil visitas, ou que recebeu mais de 10 votos, ou um usuário generalista, que responde perguntas de diversos assuntos).
  • A comunidade é a moderação: conforme o usuário vai ganhando pontuação, ele ganha o direito de editar questões, votar, entre outras atividades. Questões ruins ou inadequadas ao propósito de um dos sites? Quem as modifica, ou recomenda o fechamento delas, é a comunidade. Efetivamente um usuário de alta pontuação não tem muitas diferenças em relação a um moderador (a principal diferença: a palavra dos moderadores é final, e eles tem poderes como bloquear usuários).
  • Aliás, é a comunidade quem promove a criação de novos sites, através do Area 51. Um processo de feedback: os interessados propõem novos sites (ou demonstram interesse nos que já existem) e, assim que é atingida a massa crítica, o site é lançado em caráter experimental: disto ele pode vir ou não a sobreviver.

    Através desse processo já foram lançados sites para diversos temas: de Linux a judaísmo, passando por bicicletas e ficção científica. Outros encontram-se em "beta": xadrez, design gráfico, processamento de sinais etc...


O Stack Exchange foi um dos serviços que realmente demonstrou a capacidade de atrair perguntas e respostas de alta qualidade, vindas de profissionais e entusiastas das mais diversas áreas. Altamente recomendado, apesar do caráter potencialmente viciante, para programadores, administradores de sistemas, DBAs, usuários Linux ou para quem se interessa por matemática, física ou eletrônica, entre outras coisas.

2 comentários:

  1. Recomendo o blog Coding Horror, de Jeff Atwood, criador do Stack Exchange.

    http://www.codinghorror.com

    ResponderExcluir

Não são lidos e não me responsabilizo pelo conteúdo deles.