domingo, 15 de fevereiro de 2009

Analisando frases feitas cientificamente, capítulo 1

É muito comum vermos a frase feita "a força da tua inveja é a velocidade do meu sucesso" em perfis do orkut e nicks do MSN. Mas será que ela, a partir de um ponto de vista científico, é válida?

Seja P a pessoa a empregar a frase. Vamos analisar de acordo com a mecânica newtoniana:

Primeiro, sendo a força o produto da massa pela aceleração, temos que o termo mais adequado é a aceleração do sucesso.

Sendo a inveja algo normalmente considerado como negativo, e sendo a equação da força dada pela segunda lei de Newton, F = m a, podemos assumir que F é negativo e não-nulo. Assim sendo, re-escreveremos a equação como F / m = a.

Sabemos também que não existe massa negativa na física conhecida.
Logo, iremos assumir que m é positivo e não-nulo.

(Até agora: f é negativo e não nulo, m é positivo e não-nulo)

Também sabemos, por meio da regra dos sinais, que a divisão de um número negativo por um positivo terá, como resultado, um número negativo. Portanto, a aceleração será negativa e não nula.

Conhecendo o valor daceleração, a velocidade pode ser determinada através da equação v(t) = v(0) + at, conhecida clássica de qualquer estudante de 2° grau. Temos que a velocidade inicial será 0, ou seja, podemos descartar o termo v(0), e que o tempo sempre será positivo (estamos na física clássica).

Por não sabermos o valor da aceleração, ficaremos restritos a uma análise dos sinais. Assim, nessa equação, o produto de a, um número negativo, por t, um positivo, será v, sempre um número negativo.

A partir desses resultados, concluímos que a velocidade do sucesso de P será negativa e terá como limite -∞. Em termos normais, essa pessoa é um fracasso. :) Provavelmente há algum erro físico ou matemático na análise, mas a conclusão, ainda assim, será válida. E agora, vai usar essa frase?

ouvindo: Iron Maiden - The Trooper

3 comentários:

  1. Se tu pensares no raciocínio inverso da pessoa, começas por ter que F = v. Se escrever velocidade por meio da Energia, em que 2.E=m.v², tens que v = r2.rE/rm, e que, portanto F = r2.rE/rm.

    Logo, quanto maior a força aplicada na inveja, mais energia a pessoa alvo da inveja tem, desde que a massa seja tomada por constante.

    Se bem que, se tomarmos a massa de alguém por variável, quanto maior a força, menor a massa, justificando, portanto, a expressão lingüística "estar secando alguém", geralmente aplicada quando se olha alguém fixamente e, possivelmente, com inveja ou desejo.


    — Acho que estudei bastante esse ano.

    ResponderExcluir
  2. Excelente raciocínio. Ganhou uma jujuba de melão. :)

    ResponderExcluir

Não são lidos e não me responsabilizo pelo conteúdo deles.