quinta-feira, 12 de março de 2009

Experiências de uma semana na UFSM

Como todos sabem, nessa semana começaram as aulas da UFSM, onde eu comecei a cursar Engenharia Elétrica. Vamos a um pequeno resumo da semana:

  • Segunda-feira: Começam as aulas. O primeiro período foi de Cálculo, com um professor que inventou uma história enorme: tinha feito seu mestrado no ITA e trabalhado na NASA, e passou uma bibliografia, mandando fazer "os exercícios 1 a 15 pra próxima aula" mas na prática não teve aula, foi só o trote, em uma fazendinha lá onde Judas perdeu as botas, as meias e talvez as calças. Antes que alguém pense besteira: é ENGENHARIA, curso com - infelizmente - menos de 10% de participação de mulheres. Ah, e o professor fez o mestrado na UFSM mesmo, planeja começar o doutorado no ITA no meio do ano, e o livro que ele recomendou não existia.
  • Terça-feira: Um pouco mais de aula. Algoritmos, foi uma introdução à matéria, "o que é essa porra? é de comer?". Aulas práticas, de laboratório, não houveram. Química a professora decidiu falar sobre a origem dos elementos químicos. Na introdução à Engenharia Elétrica (daqui em diante referir-me-ei a ela como EE) discutimos um pouco sobre o perfil de um bom engenheiro. Experimentei o boteco que alguns chamam de RU. A comida é decente, mas as filas são decadentes. Pior que fila de hospital público, garanto, pois o prédio onde estudo é quase na frente do hospital :)
  • Quarta-feira: vai começar a baixaria. Só tinha um período, o de Cálculo. Chegamos lá e cadê a aula? Fomos até o Dept° de Matemática, onde fomos recebidos com a maravilhosa mensagem MTM1019 (código da matéria): Não haverá aula hoje por falta de sala. POR FALTA DE SALA! Sendo que havia diversas salas vazias! Resultado, 2 passagens jogadas fora.
  • Quinta-feira: Também não houve muita coisa. Introdução ao desenho técnico, uma lista de instrumentos a serem comprados, e na introdução à organização de computadores, o professor passou a lista de conteúdos que serão abordados. E só. Visitei a Biblioteca Central. Lugar com livros, jornais, periódicos científicos e terminais de consulta que vivem dando pau, e que rodam um Linux minimo, usado para acessar um servidor Windows que roda apenas um programa, que nada mais é que um "mini-browser" que só navega no sistema da biblioteca. Não é mais fácil simplesmente colocar um Firefox capado no Linux?
  • Sexta-feira: Em Cálculo, começamos a rever o conceito de função, de forma a podermos introduzir o estudo dos limites. E em Algoritmos, começamos a ver a coisa conhecida como Português Estruturado. A linguagem que a professora decidiu adotar é C, e o compilador/IDE que ela quer que usemos roda em Windows. Espero que ela não implique com alguém que desenvolve usando o gcc e o vim. Também explorei a biblioteca central, indo na seção de periódicos. Revistas técnicas dos anos 60 e 70, inclusive coisas da época da União Soviética. Pena que não há serviço de scanner lá, senão teria escaneado algumas páginas para vocês. Também usei a biblioteca do Centro de Tecnologia. Livros técnicos de todos os tipos, inclusive alguns catálogos de equipamentos da HP de ... 1983 a 1987. Manuais do Windows 3.11, CP/M, DOS, CDs do Windows 95 e Red Hat 5.2, entre outras velharias tecnológicas. Disquetes. Fitas VHS. Um verdadeiro museu. Também estão disponíveis 2 PCs com Windows 98 e Firefox 1.0 (!), usados como terminais de consulta.
Enfim, esse foi um pequeno resumo da minha primeira semana de aula na UFSM. Espero, sinceramente, que melhore, porque no estado atual das coisas, vai ser difícil. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não são lidos e não me responsabilizo pelo conteúdo deles.