terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Review rápido e instalação de Linux: Dell XPS 15

Recebi quinta-feira passada (15/12) o meu notebook Dell XPS 15, comprado em uma promoção da Dell para substituir o meu velho guerreiro Acer 7720. As impressões até agora:

  • MUITO RÁPIDO. Acho que isso é desnecessário dizer, pela máquina ser um i7 e ter 6 GB de RAM (ia comprar com 8 GB, mas a Dell queria R$ 400 a mais. Aham, senta lá - compare o preço de um pente de 4 GB e multiplique por 2).

    Até o momento não consegui fazer a máquina ficar lenta, mesmo subindo 3 ou 4 máquinas virtuais ao mesmo tempo.
  •  O som é um dos melhores que já ouvi em um notebook, mas não usarei muito, a menos que eu queira compartilhar minha música com vizinhos.
  • Ao contrário de outras marcas (ei, Acer, estou olhando para você), os aplicativos que vêm inclusos são bastante úteis.
      Não chegam a ser crapware, embora o login pela webcam não seja muito viável por demorar mais do que se leva para digitar uma senha.

Agora, vamos a alguns problemas:

  •  Não tem teclado numérico dedicado.
  • A tecla Delete é mal-posicionada, fica muito fácil encostar no botão da Waves sem querer.
  • Esquenta que é uma beleza, e fica notavelmente desconfortável depois de um tempo. Recomendo a compra de uma base refrigerada.
Após confirmar que tudo funcionava, instalei o openSUSE 12.1 em dual-boot com o Windows que veio nesta máquina. Praticamente tudo funcionou, então é mais fácil comentar e citar o que não funciona:


  • nVidia Optimus, motivada pela má-vontade desta primeira em lançar drivers (ao menos um driver mínimo para desligar a placa).

    A placa de vídeo fica ligada à toa, sem fazer nada exceto gastar recursos (não parece familiar?). Se instalar o driver da nVidia, perde-se o driver da Intel, a nVidia ficará sempre habilitada. Como não jogo no Linux, a solução que encontrei foi usar o módulo acpi_call, que permite enviar comandos direto para o hardware, por consequência permitindo desativar a placa.

  O procedimento adotado foi:

  1.    Compilar o módulo e carregá-lo.
  2.    Usar o script test_off.sh, incluso no source do módulo, para identificar qual a flag que desativa a placa de vídeo (pode mudar de configuração para configuração), é a que o script disser works

         No meu caso, a flag é \_SB.PCI0.PEG0.PEGP._OFF. 
  3.   Após descobrir a flag, colocar este procedimento nos scripts de inicialização. Fiz um pequeno script, quando eu limpá-lo coloco em algum repositório e compartilho.
EDIT 22/12/2011: Eu estava tendo o problema de não conseguir reiniciar a máquina (a tela ficava preta e só desligava no dedão), que foi resolvido com o procedimento oposto (mandar a placa ligar na hora do reboot).

Voltei para o sysinit (sei que não é o ideal, mas não aprendi a mexer no systemd ainda e precisava disso para ontem) e coloquei no arquivo /etc/init.d/halt.local a linha:

echo '\_SB.PCI0.PEG0.PEGP._ON' > /proc/acpi/call

Pronto, reiniciando sem nenhum problema.
  •  Tive alguns problemas com o Bluetooth, mas provavelmente foi erro naquela peça entre o teclado e a cadeira.
  • Não testei no Linux: HDMI, DisplayPort, USB 3.0 e Blu-Ray (não tenho dispositivos capazes de usar essas tecnologias, parei no DVD, na porta S-Video e na USB 2.0). E não entendo qual o preconceito com a saída de vídeo VGA, ainda muito usada por projetores e afins.  
  • Suspend funciona, hibernação não (testado no kernel 3.1.7)
  • Consegui entre 2h30 e 3h de bateria no Linux (sem tweaks), comparado com 3h30 a 4h no Windows.

  • Multitouch não funcionou completamente, só para scroll. Talvez seja alguma configuração errada.

  • A inicialização se dá em menos de 30 segundos (do GRUB ao KDE) e o desempenho é excelente também. MUITO melhor que aquele obtido no Windows, o qual demora quase 2 minutos para completar o boot.
  • O nouveau (driver aberto para as nVidias) não suporta a placa presente nesta máquina, e inclusive pode causar interferência no vídeo Intel, na forma de pequenos glitches. Desinstalar os pacotes referentes a ele, resolve o problema.
  • Leitor de cartões não funciona completamente (às vezes aceita o cartão, às vezes não). Uma solução é rodar o comando  sudo sh -c "echo 1 > /sys/bus/pci/rescan" quando for inserido um cartão.
  •  

Adendo:

Substituí o openSUSE 12.1 pelo Arch Linux devido a problemas de compatibilidade de hardware e a alguns bugs que tive com o KDE no openSUSE, e tudo o dito anteriormente se aplica.


Conclusão:

Embora o Linux rode muito bem nesta máquina, inclusive melhor que o Windows (aliás, o quê que não roda melhor que o Windows?), não recomendo a instalação para usuários completamente iniciantes; porém usuários com um pouco mais de experiência - isto é, conhecimento para mexer na linha de comando, configurações etc... - não terão dificuldade alguma, porém.

Um comentário:

  1. mude a opção de 1 nucleo de processador para inicialização que é padrão e cloque todos nucleos e ve o que vira os 30 segundos faz isso no msconfig
    inicialização do sistema
    opções avançadas
    numero de processadores

    ResponderExcluir

Não são lidos e não me responsabilizo pelo conteúdo deles.