segunda-feira, 2 de março de 2009

Acer 7720-6902 no openSUSE 11.0 (ou "Linux é incompatível? Será?")

Obs.: Não possuo mais esta máquina, e não tenho como responder perguntas sobre ela!

Obs.: I do not have this computer anymore, thus I don't have how to answer questions about it anymore!


Comprei (em uma loja descoberta no chute no shopping Rua da Praia, em Porto Alegre) um notebook Acer 7720-6902. Core 2 Duo T5550, 2GB de RAM, 250GB de HD 5400RPM, tela de 17", vídeo Intel, Bluetooth, Webcam, etc.... O objetivo era ter uma máquina que eu pudesse usar como workstation portátil.

O problema começou quando liguei a máquina, ainda na loja para testar. Veio uma distro Linux mal-configurada, a Linpus (até o nome já é nojento) em que nem o teclado funcionava. Há alguma dificuldade para os fabricantes em colocar distros funcionais? A solução do técnico da loja: instalar um Windows, pirata é claro. Daí surgiu outro probleminha: A máquina só vinha com drivers para Windows Vista, ou seja, tive que usar os 17" widescreen em poderosos 1024x768.

Cheguei em casa, instalei a wireless e comecei a procurar. O driver de vídeo foi resolvido instalando um da ... Lenovo, que usa o mesmo chipset em seus notebooks.

Ainda assim, Windows é entediante. Então, catei um CD do openSUSE 11.0 (distro antiga, eu sei) que eu tinha aqui em casa, queria ter instalado o Mandriva mas era domingo e teria que esperar até segunda para comprar mídias. Depois de instalado, me preparei emocional e fisicamente para compilar drivers e ter que ficar horas fazendo configurações.

Ou não. Iniciei o sistema e lá estava a rede wireless sendo reconhecida. Selecionei minha rede, digitei a senha e pronto, estava no ar. O vídeo, dei um init 3 para ir ao modo texto e rodei o SaX2, o configurador do X usado pelo openSUSE, e selecionei a resolução certa. Pronto. Tinha 3D funcionando (nada high-end, afinal esse notebook não é uma máquina de jogos, mas pros básicos dá).

Transferi arquivos entre o meu desktop e o notebook sem problemas. Até aí foi fácil. Agora veio a parte que me deixava mais cético: Bluetooth e webcam. Nunca tinha usado o primeiro, e já acabei jogando uma webcam fora por falta de suporte no Linux, mas isso foi em 2005.

O primeiro, apertei o botão para ativar e me preparei para instalar drivers. Mas não, o ícone Bluetooth apareceu na tray. Não acreditei. Peguei o meu celular e começou o troca-troca de arquivos. Não teve graça, pra quem apanhou para configurar hardware no Ubuntu e no Debian, lá em 2006.

Para a segunda, abri o Cheese, um programinha fresco (e que está traduzido como "Queijo") para capturar imagens de uma webcam e adicionar efeitos nelas. Pronto, lá estava a minha cara na tela. Tudo no melhor estilo Plug-and-Play.

O desktop nele ficou assim:


Defeitos menores:

- O botão de desligar a wireless (RF-kill) acaba honrando seu nome, pois ela só volta com um reboot. Além disso, o seu LED não acende. Entretanto, pelo que pesquisei, parece que tais bugs já foram corrigidos nos kernels mais novos. Edit: Foi corrigido sim, no Mandriva 2009 o LED funciona.

- O leitor de cartões é reconhecido, mas não funcionou, nem mesmo no Windows ele reage à inserção de um cartão.

- Não consegui fazer o modem 56k funcionar no Linux (aliás, nem tentei), mas não fará falta nenhuma.

Depois dessa, em que o openSUSE reconheceu toda a máquina sem precisar compilar um driver (aliás, nem tinha instalado os compiladores!), quem será que é o SO mais compatível? :)

Edit: no Mandriva 2009 funciona, mas toda hora fica aparecendo uma mensagem de erro chata, mas sem efeitos colaterais, no dmesg: APIC error on CPU0: 40(40). Dar boot com o parâmetro noapic acaba capando a máquina, webcam não funciona e Bluetooth fica instável.

7 comentários:

  1. hoje em dia até o slackware tá facil hehehe
    tenho um acer novinho rodando slackware 12.2
    reconheceu tudinho!

    ResponderExcluir
  2. Bom... Para ser uma comparação justa, teria de tentar com outras distribuições sendo que mesmo assim não seria justo porque o openSUSE 11 já tem algum tempo.

    Mas ainda bem que tudo correu bem. Eu no meu portatil tenho openSUSE a correr em VM pq ainda não tive tempo (nem paciencia) para instalar como nativo, mas na workstation de casa, está a correr lindamente openSUSE 11.1 com KDE 4.2.1 e está muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Eu testei com o Mandriva também, funcionou igual. Com o Arch x86-64 também funciona OK após a instalação dos pacotes adequados.

    ResponderExcluir
  4. OpenSuSE é uma ótima distro, tanto em questão do reconhecimento de hardware, quanto á estabilidade (mesmo sendo bem atualizada).

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho o mesmo notebook.

    Coloquei o ubuntu 8.10 e reconheceu tudo numa boa. Não tive problema nenhum, alias ele esquenta BEM menos que o Windows vista ou xp.

    Linux sempre 2 passos a frente.

    aproveito pra deixar este link:

    http://blog.marcolino.com.br/wordpress/2009/03/02/ibm-intel-e-suse-dominam-a-supercomputacao-mundial/

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma solução para você:
    http://www.debian.org/index.pt.html

    ResponderExcluir

Não são lidos e não me responsabilizo pelo conteúdo deles.