quarta-feira, 22 de abril de 2009

Linux é tão difícil assim? Será? (ou "Linux não é para todos")

Me canso de ver reclamações do tipo Linux é difícil, é muito complicado, etc.... De fato, definitivamente não é fácil para o usuário que não está disposto a aprender um sistema novo, e nem a superar seus preconceitos antes de dizer que "não gosta", ou para aquele que teve pouco contato com informática (embora essa afirmação seja questionável, pois muitas distribuições atuais de Linux reconhecem hardwares automaticamente).

Entretanto, muitos dos que reclamam são os que se dizem "hackers" (os falsos, não os verdadeiros hackers). Os mesmos que não acham dificuldade nenhuma em baixar gigabytes de programas piratas por torrent e procurar cracks em sites de procedência questionável, mas acham quase impossível baixar alguns pacotes. Os mesmos que adoram ficar lendo tutoriais de "como invadir XXX ou YYY", para eles é quase impossível ler um Read-me que explique como instalar um programa.

E principalmente: quem deveria estar disposto a sempre aprender e adquirir novos conhecimentos, posiciona-se de forma preconceituosa e ignorante. Uma pessoa assim pode se dizer "hacker"? Acho improvável. Especialmente quando eles mesmos afirmam que "o conhecimento não é crime" (como já vi um desses protótipos de hacker me afirmar, veementemente, enquanto tentava roubar senhas de alguém).

Outro grupo que gosta de reclamar são os pseudo-profissionais, vulgos micreiros. Para eles, a grana (que é o que interessa, afinal) está no Windows. Está em formatar o PC do vizinho, colocar um Windows pirata e cobrar 30 pila. Para eles, o Linux é péssimo, requer mais pensamento do que um simples clica-clica-insere o CD-digita o serial-roda o crack-clica-clica-"tá feito, dotô", e além disso não dá tantas possibilidades do usário-final ferrar o sistema (a menos que ele esteja REALMENTE interessado nisso). Ou seja, perde-se a mina de outro que é o cliente-porta (aquele que não sabe nada e, ainda por cima, não consegue aprender com os erros).

Para eles, apenas não gostar do Linux não basta. É preciso caluniar. É preciso pegar artigos de 10 anos atrás, fabricar fatos, não querer torcer um dedo para resolver um problema, tudo para demover os usuários de algo que pode ser melhor para eles, e manter sua clientela. É preciso defender a Microsoft e seus produtos a todo custo, mesmo que o micreiro nunca tenha pago por nenhum produto dela. Porque afinal, para eles, é legal dizer Linux é coisa de nerd que não come ninguém enquanto ficam catando programinhas piratas, porque Deus os livre de usar um software livre, que é coisa de pobre, de comunista, afinal todos os profissionais usam o programa X ou Y, então se ele usá-lo, também será um. É aquele típico usuário que precisa do Office inteiro pra digitar trabalhos escolares, ou da suíte Adobe toda pra fazer montagens toscas.

Não adianta colocar um monte de assistentes, documentações e compatibilidades: para a pessoa que está desinteressada em aprender, e, principalmente para a pessoa que sairá prejudicada ou - no mínimo - terá que repensar sua forma de trabalho, Linux (como qualquer outro assunto) sempre será difícil. Pode parecer autoritarismo meu, mas não, Linux não é para todos. Ao menos não para pseudo-hackers e pseudo-técnicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não são lidos e não me responsabilizo pelo conteúdo deles.